domingo

Luanda - Capital de Angola




Fundada em 25 de Janeiro de 1575, a capital da República de Angola ganhou status de cidade em 1605 e foi inicialmente designada como São Paulo de Luanda pelo capitão Paulo Dias de Novais,
que desembarcou na Ilha do Cabo. Hoje é a maior cidade do país, com cerca de quatro milhões de habitantes. Construída em região de clima tropical, sua temperatura média é de 24°C. Na estação da seca, de Junho a Agosto, é mais fria; e na época das chuvas, de Setembro a Maio, é mais quente. Suas praias têm  traços variados - umas mais calmas, outras mais agitadas; algumas planas, outras
pontilhadas de dunas, mas todas formam um conjunto de grande beleza com areia alva e fina. Seus atractivos naturais se completam com dois grandes rios, o Bengo e o Kwanza, que cortam a província e originam planícies de aluvião. Passeios muito agradáveis são: conhecer a Barra do Kwanza e a Reserva Natural Integral do Ilhéu dos Pássaros,
repleto de aves migratórias. Os que admiram a cultura e o património histórico vão se entreter ao visitar construções imponentes e bem conservadas, como o Palácio do Governo, a Ermida de Nazaré, a Igreja do Carmo, o Hospital Maria Pia e o prédio sede das Alfândegas.
São, também, visitas obrigatórias a Fortaleza de São Miguel, o Arquivo Histórico Nacional e os museus: de História Natural, das Forças Armadas, de Antropologia e da Escravatura. São constantes os programas nos centros culturais e recreativos, feiras de arte e artesanato, teatros, salas de cinema e de espectáculos, galerias, casas nocturnas, bares e restaurantes, distribuídos por toda a cidade.
Merece destaque o Carnaval, considerado o mais animado do país. Diversos ritmos fazem a alegria e embalam as danças: o semba, a varina, a kazukuta e a kabetula.
Atractivos Naturais
Os mais destacados atractivos naturais de Luanda são suas praias, seja no interior da baía, seja na Ilha do Cabo, seja no Mussulo. Mas, para além das praias, existem opções fascinantes como o Miradouro da Lua e a Reserva dos Pássaros.
Ilha do Cabo

A 10 minutos da avenida Marginal, no centro, ficam as praias mais frequentadas de Luanda com águas mornas e agitadas. Destaque, também, para o belíssimo pôr-do-sol.

Miradouro da Lua

Topo de falésia desgastada pela erosão que proporciona impressionante paisagem lunar com vista panorâmica para o mar. Localizado na orla sul de Luanda.

Mussulo

A cerca de 5 km ao sul de Luanda, com acesso de barco, encontra-se a "ilha" do Mussulo.
É chamada de ilha mas, na realidade, é uma restinga com uma série de pequenas ilhas ao seu redor. No lado do continente, a areia é guarnecida de coqueiros e o mar tem águas calmas, ideais para a prática de desportos náuticos; no lado oceânico, o mar é mais agitado e a areia alva, quase deserta. O Mussulo é o balneário preferido da gente bonita de Luanda.
O embarque é feito nos clubes náuticos da Ilha do Cabo ou do Kapossoca, no Futungo de Belas. Vários complexos turísticos do Mussulo possuem transporte gratuito.


Sem comentários:

Enviar um comentário