Santa Maria é uma vila no sul do concelho e da ilha do Sal, Cabo Verde. Tem uma população de 17.231 habitantes.
Santa Maria contribui, em não pouca medida, para o crescimento e desenvolvimento do país, no sector do turismo, sendo a vila com o maior número de hotéis, localizados perto das mais belas praias da ilha.
Para além dos habitantes de origem cabo-verdiana, que constituem a maior parte da população, Santa Maria alberga uma apreciável comunidade senegalesa, assim como pequenas comunidades de portugueses e de italianos, que têm vindo a crescer.
Este crescimento deve-se, em parte, ao impulso elevado de construção de novas habitações para turismo e não só, que a vila tem vindo a sofrer. Este facto encontra-se também patente no elevado número de agências imobiliárias presentes nas ruas de Santa Maria.
Santa Maria situa-se junto a um extenso areal, ao longo do qual se encontram diversas praias. Nalguns pontos, a areia e as rochas de tonalidades escuras misturam-se. Na maior parte da extensão do areal, a areia clara domina a paisagem, sem a presença de rochas.
O mar que acompanha as praias é de uma tonalidade azul clara e límpida. Diversos restaurantes e hotéis localizados junto ao areal, disponibilizam guarda-sóis aos banhistas.
O pontão de Santa Maria recebe diariamente pescadores que ali descarregam o peixe fruto da sua pesca, todas as manhãs. É possível ver chegar atuns e diversas outras espécies, que, muitas vezes, são negociadas e vendidas no próprio local.
Para além de diversos hotéis e residenciais, existem também numerosos restaurantes, oferecendo especialidades cabo-verdianas e portuguesas, assim como italianas, entre outras. O marisco fresco pode ser apreciado em muitos deles. As cracas, os percebes, o camarão e as lagostas são apenas alguns exemplos. Alguns destes estabelecimentos apresentam também música cabo-verdiana ao vivo.
Existem inúmeras lojas de artesanato, sendo muitas delas pertencentes a imigrantes de origem senegalesa. A venda de frutas e legumes na rua é uma prática comum, existindo também diversas mercearias fornecendo também esses e outros produtos alimentares.
As ruas de Santa Maria não são asfaltadas. São em grande parte pavimentadas com paralelepípedos de pedra escura, não existindo um pavimento formal nos restantes casos. Seguem, em parte, um plano geométrico, sendo paralelas e perpendiculares entre si. Existem lombas para evitar o excesso de velocidade, que estão pintadas de forma a servirem também como passadeiras para a travessia de peões.
Santa Maria encontra-se ligada ao Aeroporto Internacional Amílcar Cabral por uma via rápida, sendo a distância a este de aproximadamente 20 km.
Diversos operadores turísticos locais oferecem excursões à volta da ilha, por terra e por mar. É também possível participar em viagens de pesca submarina e de observação da fauna marítima local, da qual fazem parte tubarões e tartarugas.
Estas últimas usam algumas das praias de Santa Maria para colocarem os seus ovos, existindo a possibilidade de observar este acontecimento.
Não é recomendado o consumo da água canalizada, sendo os visitantes aconselhados a consumir água engarrafada.
Existem bancos que disponibilizam terminais bancários automáticos, nos quais é possível levantar dinheiro, nomeadamente escudos cabo-verdeanos.
Como o escudo cabo-verdeano possui uma taxa de câmbio fixa em relação ao Euro (110$265 correspondem a 1 Euro), muitos dos estabelecimentos locais aceitam também esta última moeda, variando ligeiramente a taxa de câmbio por vezes a seu favor.
Sem comentários:
Enviar um comentário