quarta-feira

A Cidade das Acácias, Benguela-Angola


Benguela situa-se no litoral-centro de Angola e a província é constituída por 9 Municípios, distribuídos por uma superfície de 39.826 Km²: É o segundo ponto comercial mais importante do país, logo depois de Luanda, tem um clima tropical árido e a sua temperatura média anual é de 24ºC.

Entre Benguela topónimo e Benguela região geográfica de Angola, há uma longa distância. Do ponto de vista da sua história, ambas apareceram quase ao mesmo tempo mas não conheceram o mesmo alcance político-administrativo, económico e sócio-cultural, embora uma tenha sido consequência de outra.
Administrativamente, Benguela nasceu a partir de uma proposta de Domingos de Abreu

de Brito, lembrando à coroa a conquista e o alargamento do domínio de Angola à contra costa, na qual dentre outras medidas o licenciado propôs à coroa “a fundação do reino de Benguela” por haver já os reinos do Khongo e de A opção europeia pela localidade aconteceu a 17 de Maio de 1617 e foi smotivada por alguma subjectividade…“encantado com a largueza da enseada da Torre ou baía de Santo António” …o governador conquistador português dado pelo nome de
“Cerveira Pereira fundeou nela, no porto principal de Cingongo, escolhendo-a para a capital do reino de Benguela” por habitar o grupo pastoril Ndombe (Felner, A., Gonzaga, N.). Cingongo, europeizado, passou a chamar-se São Filipe em homenagem ao rei de Portugal e tomou corpo “no século XVII quando o comércio euro-africano se estabeleceu no interior de Angola”.

A extensão territorial de Benguela variou no decorrer das épocas, ao ponto de se ajustar à configuração actual, mediante razões administrativas coloniais. Embora se diga “Mbengela”, em língua local continua impraticável por ser de pronúncia difícil.
A opção das comunidades falantes do umbundu recai mais ao topónimo Mbaka. A faixa litoral que compreende os municípios do Lobito (Cimbaka, Cilyanjamba e Ngulungu Cisanji, Kahula e Hanya), de Benguela e da Baía Farta é caracterizada por uma mancha semidesértica do Namibe, antecâmara do deserto de Kalahari, estepes, lagos, lagoas, fozes de importantes rios entre alguns intermitentes e vales .
O resto do interior que compreende os municípios do Bocoio, Balombo, Caimbambo, Cubal, Chongorói, com bom clima, chuva abundante e muita prática agro-pecuária tradicional, caracterizado pela abundância de água e terras aráveis, conseguiu impor uma economia sedentária que facilitou a estruturação e consolidação de grandes centros político-administrativos como é a Ebanga e a Cikuma no município da Ganda.

A fauna desta província é rica em espécies como zebras, leões, elefantes, olongos, golungos, búfalos, onças, ongivas e a cabra de leque, principalmente na zona de Mamué.
A população professa maioritariamente a religião católica, embora coabite com outras, bem como com várias seitas que ganharam expressão nos últimos dez anos. É também um dos mais fortes centros culturais angolanos, famosa pelas suas como importante referência a enorme quantidade de árvores de acácias rubras, designação que lhe foi associada.

Sem comentários:

Enviar um comentário