

Ao natural ou habitante da ilha denomina-se micaelense.
Acredita-se que a ilha tenha sido descoberta entre 1426 e 1439 já se encontrando assinalada em portulanos de meados do século XIV como "Ilha Verde". O seu povoamento iniciou-se em 1439, quando o Infante D. Henrique, por Carta-Régia, autorizou a instalação de colonos oriundos principalmente da Estremadura, do Alto Alentejo, do Algarve e da Madeira. Alguns estrangeiros

O século XVI
A primeira capital da ilha foi Vila Franca do Campo, arrasada por um grande terramoto em 1522. Após a tragédia, o desenvolvimento da povoação de Ponta Delgada ganhou impulso, de tal modo que veio a tornar-se capital já em 1546. No contexto da crise de sucessão de 1580, registrou-se a vitória micaelense na batalha Naval de Vila Franca, sobre uma esquadra francesa

O século XVII
Com a Restauração da Independência Portuguesa (1640), a ilha recuperou a sua posição como centro comercial, estreitando contatos com o Brasil, para onde enviou muitos colonos.
O século XVIII

O século XIX
A partir de 1831, após o desembarque de tropas Liberais no Pesqueiro da Achadinha (Nordeste),


O século XX


Economia
O sector primário constitui a principal actividade económica da ilha, destacando-se a produção de cereais, chá, fruta e vinho, além da pecuária bovina.

Turismo
Lagoa das Sete Cidades.
A Lagoa das Sete Cidades, com as suas duas lagoas - azul e verde - limitadas por uma caldeira,


Na zona Este da ilha, fica o Pico da Vara - a maior elevação da ilha - com 1103 metros de

A cidade de Ponta Delgada mantêm ainda as suas igrejas e palácios dos séculos XVI ao XIX. Aqui

Outra manifestação religiosa desta ilha são os Romeiros. Por altura da Semana Santa, grupos de algumas dezenas

Ponta Delgada é uma cidade portuguesa na ilha de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores. Possui cerca de 46.102 (no perimetro urbano) e 20.113 habitantes nas três freguesias principalmete inseridas na parte central da cidade: São Pedro, São Sebastião, São José. É a capital administrativa do Arquipélago desde que os distritos foram extintos, por volta de 1976 (conjuntamente com Angra do Heroísmo (sede de diocese) e Horta, onde se sedia o Parlamento regional).
É sede de um município com 231,90 km² de área e 65 853 habitantes (2001), subdividido em 24 freguesias. O município é limitado a leste pelos municípios da Ribeira Grande e da Lagoa e tem costa no oceano Atlântico a norte, sul e oeste.
História
Ponta Delgada foi elevada a cidade por carta régia de 2 de Abril de 1546, no reinado de D. João III, sendo a segunda cidade (depois de Angra, sede de diocese) a ser criada em todo o arquipélago. Inicialmente não passava de um povoado de pescadores, mas conheceu grande desenvolvimento principalmente após 1522, quando um grande terramoto arrasou a antiga capital, Vila Franca do Campo. Desse modo, foi alçada a vila e posteriormente a cidade. Dela nos recorda o cronista:
"Esta cidade de Ponta Delgada é assim chamada por estar situada junto de uma ponta de pedra de biscouto, delgada e não grossa como outras da ilha, quasi raza com o mar, que depois, por se edificar mui perto d'ela uma ermida de Santa Clara, se chamou ponta de Santa Clara..." (Gaspar Frutuoso).
Com mais de cinco séculos de existência, Ponta Delgada é hoje uma referência singular no panorama regional, tendo uma população de aproximadamente 46.102 habitantes. É o maior


Maravilhosa esta minha terra.Embora eu viva tão longe(Brasil),ela mora dentro do meu coração,e vendo imagens lindas como estas já dá para matar a saúdade.Paula
ResponderEliminar