terça-feira

Bissau-Guiné


Bissau é a maior cidade e e capital da Guiné-Bissau.

A cidade localiza-se no estuário do Rio Geba, na costa atlântica. É a maior cidade do país, com o maior porto, assim como o centro administrativo e militar da região. Amendoim localmente chamado de mancarra, madeira, coco, óleo de palmeira, e borracha são os produtos principais produzidos em Bissau. Fundada em 1687 pelos portugueses, tornou-se um porto fortificado e centro de comércio. Em 1942 tornou-se capital da Guiné Portuguesa, mas foi substituída por Madina do Boé em 1973-1974. A cidade tem população estimada em 322.392 habitantes (dados oficiais recentes), com uma área de 77 km², o que corresponde a 4.187 hab/km².



Bissau é também a capital do setor autónomo de Bissau.

A cidade é conhecida pelo seu Carnaval anual. Outras atrações incluem a Fortaleza d’Amura, contendo o mausoléu de Amílcar Cabral (líder nacionalista que ajudou a fundar o Partido Africano pela Independência da Guiné e Cabo Verde – PAIGC), o monumento do Memorial Pidjiguiti para os pescadores e barqueiros mortos na Greve das Docas da Guiné-Bissau em 3 de Agosto de 1959, e também o Instituto Nacional de Artes da Guiné-Bissau. Encontram-se também o Novo Estádio da Guiné-Bissau e várias praias de grande beleza mais afastadas. Vários dos seus edifícios foram arruinados durante a guerra civil, incluindo o Palácio Presidencial e o Centro de Cultura Francesa da Guiné-Bissau.

A cidade começou nos últimos anos a experimentar novas infraestruturas modernas como a nova assembleia do povo, a nova ponte Amilcar Cabral, a nova sede de Banco dos Estados da África de Oeste, bem entre outros...

O aeroporto que serve Bissau é o Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira.


Sem comentários:

Enviar um comentário